Toxina Botulinica

A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.

Popularmente conhecida como botox, muitos podem pensar que os dois termos são sinônimos, mas, na realidade, Botox é o nome de uma marca que, dentre várias outras, fabrica e comercializa a toxina botulínica. Com o tempo, porém, quando nos referimos a um acabamos automaticamente também nos referindo ao outro.

Para que serve a toxina botulínica?

“Ela pode tanto ser usada para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas”, explica a dermatologista Lilian Delorenze, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No entanto, a toxina se tornou mais conhecida por seus efeitos anti-idade, que contribuem para reduzir as linhas de expressão que surgem naturalmente com o passar dos anos.

Como ela age?

A toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma doença considerada de alta gravidade e que provoca paralisia dos músculos, entre outros sintomas.

A propagação do botulismo se dá por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados e até mesmo pelo toque em superfícies que contenham a toxina, como maçanetas e cobertores.


Agende sua consulta

Seu Email

Data desejada

Seu Nome

Telefone

Selecione o tratamento desejado