Clínica de Odontologia e Estética - EM Lira Odontologia

A cirurgia do dente do siso

A cirurgia do dente do siso é um procedimento cirúrgico para remoção de um ou mais dentes do siso, que são os quatro dentes permanentes do adulto localizados nos cantos posteriores da boca, na parte superior e inferior. Se um dente do siso não tiver espaço para crescer, resultando em dor, infecção ou outros problemas dentários, você provavelmente precisará passar pela cirurgia do dente siso. E a extração do dente do siso pode ser feita por um dentista, ou por um cirurgião oral. E para evitar uma série de problemas futuros, alguns dentistas e cirurgiões bucais recomendam a cirurgia do dente siso mesmo que os dentes impactados não estejam causando
algum problema no momento.

Por que é feita a cirurgia do dente siso?

Dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes permanentes a aparecer na boca das pessoas, em geral. Esses dentes geralmente aparecem entre 17 e 25 anos, e o curioso e que algumas pessoas nunca chegam a desenvolver os dentes do siso. Já os que desenvolvem, podem chegar ao que chamamos de dentes do siso impactados, que é quando os dentes não têm espaço suficiente para irromper na boca ou se desenvolver normalmente dentro da boca.

E um dente do siso impactado pode:

•  Crescer em um ângulo em direção ao próximo dente (segundo molar);
  •  Crescer em um ângulo em direção à parte de trás da boca;
  •  Crescer em ângulo reto com os outros dentes, como se o dente do siso estivesse deitado dentro do maxilar;
  •  Cresce para cima ou para baixo como os outros dentes, mas fique preso dentro do
    maxilar;

Prevenindo futuros problemas dentários.

Dentes do siso sem sintomas ainda podem abrigar doenças, e se não houver espaço suficiente para o dente entrar em erupção, muitas vezes é difícil obtê-lo e limpá-lo adequadamente. Por isso a prevenção é sempre o melhor caminho. Procure o seu dentista, e converse francamente sobre o seu caso, ele verá se está tudo certo, ou não com os seus dentes do siso, e se necessário, o encaminhará para a melhor solução para
o seu caso.

Após a cirurgia do dente siso.

Um pouco de sangue pode ocorrer no primeiro dia após a remoção do dente do siso. E em caso de dor use um analgésico receitado pelo seu dentista ou cirurgião oral, qualquer inchaço das bochechas geralmente melhoram em dois ou três dias. As atividades da rotina podem ser retomadas no dia seguinte, mas por pelo menos uma semana, o paciente deve evitar as atividades mais extenuantes que possam resultar na perda do coágulo de sangue da cavidade. A alimentação deve ser bem leve, nas primeiras 24 horas, comece a comer alimentos semissólidos somente quando puder tolerá-los. Evite alimentos duros, mastigáveis, quentes ou picantes após a cirurgia do dente siso nada que possa ficar preso na tomada ou irritar a ferida. O recomendado é que não se escove os dentes nas primeiras 24 horas após a cirurgia do dente siso, e após esse período seja delicado com a escovação perto da ferida cirúrgica, e ao escovar e enxaguar sua boca, opte pela água morna salgada a cada duas horas e após as refeições por uma semana.

Quando ligar para seu dentista ou cirurgião?

Contate o seu dentista ou cirurgião-dentista se tiver algum dos seguintes sinais ou sintomas, que podem indicar uma infecção, danos nos nervos, ou outras complicações graves, após a cirurgia do dente siso:

•  Dificuldade em engolir ou respirar;
  •  Sangramento excessivo;
  •  Febre;
  •  Dor intensa não aliviada por analgésicos prescritos pelo profissional;
  •  Inchaço que piora após dois ou três dias de cirurgia;
  •  Um gosto ruim em sua boca, que não é removido com enxágue de água salgada;
  •  Pus dentro ou escorrendo;
  •  Dormência persistente ou perda de sensibilidade na boca;
  •  Sangue ou pus em secreção nasal.

E se você não sente problemas persistentes, como dor, inchaço, dormência ou sangramento, e complicações que podem indicar infecção, danos nos nervos ou outros problemas, não precisará de uma consulta de acompanhamento da cirurgia do dente siso. Mas se ocorrerem algumas dessas complicações citadas acima, logo após a cirurgia do dente siso ou alguma dúvida não hesite entre em contato com seu dentista ou cirurgião oral. E não deixe para depois esse problema, agende já sua consulta!